Wednesday 18 June 2014

Eu também consigo dissecar!

No ano passado, em Maio, os alunos do 11º e 12º ano que têm Biologia vieram ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical, ao laboratório de Malária. Vinham conhecer o parasita que provoca a malária.
A algazarra foi grande mas a questão que todos colocavam era: como é possível ver o estômago do mosquito?? É simples: com a ajuda de uma lupa ( a que nós, no lab, chamamos de estereomicroscópio)

E porque é que nos interessa o mosquito? Porque o plasmódio, ou parasita da malária, vive parte da sua vida dentro de um mosquito, chamado Anopheles. E é precisamente quando somos picados por um destes mosquitos que podemos ficar com malária. Resumindo: a doença é causada por um parasita e é transmitida ao homem por um mosquito.

Nesta foto, os alunos estão a olhar para as lupas e com duas agulhas (sim, daquelas que utilizam no centro de saúde quando vamos levar uma vacina) estão a abrir o mosquito e a observar os seus órgãos internos. O estômago (também chamado de intestino médio) é onde o parasita se aloja quando entra no mosquito. E como é que ele entra? Quando o mosquito pica alguém que já tem o parasita no seu sangue.

Vejam o ar de satisfação da Joana, porque conseguiu, à primeira tentativa, dissecar um mosquito e encontrar o seu estômago! A Joana estava muito interessada em saber sobre malária porque um familiar seu estava em África, num local onde esta doença é existe.


Estes outros alunos, estão a olhar para um ratinho. É que a malária não é uma doença só dos humanos, exstem muitas espécies que pode ser afetadas por ela. No nosso laboratório, não trabalhamos com o parasita dos humanos, trabalhamos com um parasita que só afeta ratinhos.

Querem vir ver como é? Recebemos sempre alunos do programa Ciência Viva nos meses de Verão. Apareçam!

No comments:

Post a Comment